Revisão Preventiva

TROCA DE FLUIDO DE FREIOS.

 

servo freio / cilindro mestre 
 

Responsável por transmitir a pressão hidráulica gerada no cilindro mestre ao sistema,
o fluido deve ser substituído a cada ano ou 10 mil km.

 

(reservatorio  ja com fluido novo)  (reservatorio com fluido velho)

A Manutenção em sistemas de freios é um dos procedimentos mais importantes nos serviços preventivos. Além da checagem dos componentes e troca periódica de pastilhas, discos e lonas, a substituição e sangria do fluido de freios deve ser feita anualmente ou em intervalos de 10 mil km ou 12 meses.
Ao realizar os serviços de troca do fluido, observe se está sendo utilizado um produto que atenda as normas nacionais e siga as orientações do fabricante, cuidando para que não haja contaminação com água ou resíduos de ar (bolhas) no interior do sistema. Nunca reutilize fluido que já tenha circulado pelo circuito hidráulico dos freios.

       Observações iniciais - O fluido de freio é corrosivo, portanto, evite contato com a pintura do veículo e tenha cuidado ao manuseá-lo. Cada montadora determina o tipo de fluido adequado para aquele veículo, podendo ser DOT 3, DOT 4 ou DOT 5. Antes de proceder a substituição, verifique junto ao reservatório ou no próprio manual do proprietário quais as especificações técnicas do fluido a ser empregado.
  A seqüência de sangria do fluido de freio deve ser a seguinte: primeiro a roda traseira direita, depois a traseira esquerda, em seguida a dianteira direita e por último a dianteira esquerda. Somente em casos específicos indicados pelo fabricante do veículo esta seqüência deve ser alterada.

   A sangria deve ser feita obedecendo a seqüência especificada acima (salvo exceções previstas no manual do proprietário do veículo);
• A sangria pode ser feita de três formas diferentes: a) utilizando-se uma bomba de vácuo, b) uma bomba especial de pressão ou c) apenas o técnico com auxílio de mais uma pessoa.

 
a) Bomba de vácuo: conectar a bomba de vácuo no sangrador usando uma mangueira transparente, aplicar uma depressão e abrir o sangrador.
b) Bomba especial de pressão: no segundo caso, coloque a bomba especial de pressão no reservatório e abra o sangrador na roda.
c) Técnico com um auxiliar: forma mais tradicional, é necessário que uma pessoa bombeie o pedal de freio e depois mantenha-o acionado, enquanto o técnico abre o sangrador para saída do fluido, fechando-o em seguida e reiniciando a operação (Atenção: este processo pode danificar o cilindro-mestre de freio, ocasionando a sua substituição).
Em qualquer dos casos apresentados, a troca do fluido estará finalizada quando sair apenas fluido novo e sem bolhas de ar pelo sangrador. Repetir o processo em todas as rodas, na seqüência especificada.

 Com o  equipamento abaixo você remove e sangra todo sistema com fluido novo.ex: b)


.

 

   O Auto Center Maringa, possui todo equipamento para efetuar esse procedimento de forma correta e sem danificar outros itens do sistema de freios.