O c?mbio autom?tico ? um sistema empregado em autom?veis e motocicletas para troca de marchas realizada pelo sistema de transmiss?o do autom?vel, que detecta a rela??o entre a velocidade (km/h) e a rota??o do motor (rpm) para decidir pela troca autom?tica da marcha, desta forma o sistema se prop?e a manter a rota??o do motor quase constante e o c?mbio automaticamente faz a troca das marchas. Nos sistemas modernos com c?mbio autom?tico a troca das marchas est? quase impercept?vel ao motorista.
Nos Estados Unidos desde a d?cada de 1950 quase todos os ve?culos utilizam-se deste sistema. Este sistema se op?e ao sistema de c?mbio mec?nico ou c?mbio manual.
Funcionamento
Ao contr?rio do sistema de c?mbio manual onde se trabalha com engrenagens de tamanhos diferentes e engatadas individualmente, no c?mbio autom?tico utiliza-se o sistema de engrenagens planet?rias, elas possuem tamanhos diferentes, mas todas elas est?o sempre engatadas entre si, a rela??o da for?a ? dada de acordo com a ordem que essas engrenagens est?o conectadas.
Vantagens e desvantagens
- Vantagens: facilidade, conforto, seguran?a, maior durabilidade do motor e de todos os componentes da transmiss?o (caixa, eixos, diferencial, etc).
- Desvantagens: maior consumo (na tecnologia convencional de conversor de torque e engrenagens planet?rias; novas tecnologias como a CVT ou sistemas de embreagem autom?tica n?o apresentam aumento no consumo em rela??o ao c?mbio manual) e custo elevado em rela??o ao c?mbio mec?nico (essencialmente pela baixa procura; observa-se o oposto em pa?ses nos quais a popularidade do cambio autom?tico ? maior que a do c?mbio manual, como nos Estados Unidos). Outra desvantagem ? o fato de a cada 50.000 Km rodados, em m?dia, se faz necess?ria a troca do fluido (em geral muito mais caro que na transmiss?o manual) e qualquer defeito que der no equipamento, o custo de reparo pode chegar entre 20% e 40% do valor de venda do veiculo, dependendo do ano e modelo, poder? ultrapassar essa percentagem.
Configura??o
esquema do c?mbio autom?tico
Normalmente o c?mbio autom?tico apresenta as seguintes op??es:
- P - Park: para estacionar, recomendado para dar a partida e desligar o motor do autom?vel. Bloqueia as rodas de tra??o.
- R - Reverse: marcha-a-r?.
- N - Neutral: ponto morto. Posi??o que pode ser usada ao dar a partida e desligar. N?o bloqueia as rodas de tra??o.
- D - Drive: para movimentar o ve?culo para frente, usado na maior parte do tempo de dire??o.
- 4 - 3 - 2 - 1: Posi??es que permitem o bloqueio das marchas 4, 3, 2 e 1. O bloqueio ? usado em situa??es extremas quando o ve?culo troca v?rias vezes de uma marcha para outra. Por exemplo, em um aclive acentuado, ao se colocar na posi??o 2, impede-se o ve?culo de automaticamente trocar para a posi??o 3. Dessa forma bloqueia-se uma posi??o de marcha espec?fica e n?o ocorre a troca autom?tica entre elas. O mesmo procedimento ? usado no freio motor.
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