Motor a dois tempos ? um tipo de motor de combust?o interna de mecanismo simples. Ou seja, ocorre um ciclo de admiss?o, compress?o, expans?o e exaust?o de gases a cada volta do eixo. Diferente dos motor de quatro tempos, as etapas de funcionamento n?o ocorrem de forma bem demarcada, havendo admiss?o e exaust?o de gases simultaneamente, por exemplo.
Um tempo de funcionamento do motor ? percurso do ponto morto inferior ao ponto morto superior da trajet?ria do pist?o. Assim, um tempo equivale a meia volta do eixo de manivelas. No caso, chama-se o primeiro tempo de compress?o e admiss?o, o segundo, de escape e transfer?ncia de calor.
Em termos tecnol?gicos h? dois extremos. Existem os motores de pequeno porte, que equipam motosserras, algumas motos, aeromodelos e pequenos geradores el?tricos, por exemplo. E existem motores de grande porte, principalmente de ciclo Diesel, para propuls?o naval, como o maior motor de combust?o interna do mundo, o W?rstsil?-Sulzer RT-flex96C. Os princ?pios, as formas e desempenhos de cada um destes grupos s?o t?o extremamente distintos como as aplica??o, devendo-se trata-los de maneira separada.
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Motores de pequeno porte, a 2 tempos, n?o utilizam o c?rter como dep?sito de ?leo. A lubrifica??o obt?m-se adicionando ?leo diretamente ao combust?vel, na propor??o t?pica de 1 volume de ?leo para 40 de combust?vel, ou com a utiliza??o de algum dispositivo de lubrifica??o autom?tica, como o Lubrimat dos autom?veis DKW ou o Autolub de algumas motocicletas. Durante a combust?o, o ?leo contido no combust?vel deposita-se nas superficies met?licas lubrificando os elementos a medida em que passa da c?mara de combust?o para o c?rter.
Estes motores freq?entemente n?o possuem v?lvulas propriamente ditas, t?m duas janelas na parede da c?mara de combust?o, para comunica-la com o exterior e o c?rter:
O funcionamento ocorre conforme a seguinte sequ?ncia:
Comparando motores de mesmo porte (capacidade volum?trica e velocidade de rota??o), motores de dois tempos t?m maior pot?ncia em rela??o a motores de quatro tempos. Nas m?quinas de dois tempos, como descrito a cima, ocorre um tempo de combust?o por cilindro a cada volta da ?rvore de manivelas, enquanto nas m?quinas de quatro tempos, ocorre um tempo de combust?o a cada duas voltas.
Por outro lado, motores de dois tempos de pequeno porte operam com menor efici?ncia t?rmica em decorr?ncia da baixa qualidade de queima devida a deficiente mistura entre ar e combust?vel e conex?o direta entre janelas de admiss?o e exaust?o. Com isto, n?o ? correto concluir que os mesmos t?m o dobro da pot?ncia comparados aos de quatro tempos.
Estas limita?es provocam emiss?o de combust?veis n?o queimados atrav?s dos gases de exaust?o como mon?xido de carbono, fuligem e hidrocarbonetos, elevando o consumo (em cerca de 30%) e emiss?es atmosf?ricas.
A concepc?o mais simples e a maior densidade de pot?ncia tornam os motores de dois tempos uma m?quina leve dentre os motores a pist?o o que leva-os a equipar avi?es e m?quinas port?teis de baixo custo.