MOTOR 2 TEMPOS

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Motor a dois tempos ? um tipo de motor de combust?o interna de mecanismo simples. Ou seja, ocorre um ciclo de admiss?o, compress?o, expans?o e exaust?o de gases a cada volta do eixo. Diferente dos motor de quatro tempos, as etapas de funcionamento n?o ocorrem de forma bem demarcada, havendo admiss?o e exaust?o de gases simultaneamente, por exemplo.

Um tempo de funcionamento do motor ? percurso do ponto morto inferior ao ponto morto superior da trajet?ria do pist?o. Assim, um tempo equivale a meia volta do eixo de manivelas. No caso, chama-se o primeiro tempo de compress?o e admiss?o, o segundo, de escape e transfer?ncia de calor.

Em termos tecnol?gicos h? dois extremos. Existem os motores de pequeno porte, que equipam motosserras, algumas motos, aeromodelos e pequenos geradores el?tricos, por exemplo. E existem motores de grande porte, principalmente de ciclo Diesel, para propuls?o naval, como o maior motor de combust?o interna do mundo, o W?rstsil?-Sulzer RT-flex96C. Os princ?pios, as formas e desempenhos de cada um destes grupos s?o t?o extremamente distintos como as aplica??o, devendo-se trata-los de maneira separada.

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Motor a dois tempos, sem v?lvulas, de igni??o por fa?sca.

Motores de pequeno porte, a 2 tempos, n?o utilizam o c?rter como dep?sito de ?leo. A lubrifica??o obt?m-se adicionando ?leo diretamente ao combust?vel, na propor??o t?pica de 1 volume de ?leo para 40 de combust?vel, ou com a utiliza??o de algum dispositivo de lubrifica??o autom?tica, como o Lubrimat dos autom?veis DKW ou o Autolub de algumas motocicletas. Durante a combust?o, o ?leo contido no combust?vel deposita-se nas superficies met?licas lubrificando os elementos a medida em que passa da c?mara de combust?o para o c?rter.

Estes motores freq?entemente n?o possuem v?lvulas propriamente ditas, t?m duas janelas na parede da c?mara de combust?o, para comunica-la com o exterior e o c?rter:

  • A janela de admiss?o, por onde vai ser introduzida a mistura gasosa formada pelo ar e pelo combust?vel.
  • A janela de comunica??o entre o cilindro e o c?rter, ? qual tamb?m se d? o nome de "transfere";
  • A janela de escape, colocada na parte superior do cilindro e que faz a comunica??o deste com o exterior, permitindo a sa?da dos gases queimados provenientes da combust?o;

O funcionamento ocorre conforme a seguinte sequ?ncia:

  1. ? medida que ocorre o movimento ascendente do ?mbolo, este obstrui as janelas, e em seguida comprime a mistura gasosa existente na parte superior do cilindro.
  2. Ao mesmo tempo cria-se um v?cuo no c?rter, que for?a a admiss?o de ar atmosf?rico no interior do mesmo.
  3. Quando o ?mbolo atinge o ponto morto superior d?-se a igni??o, devido ? liberta??o da fa?sca na vela. Os gases pressionam o pist?o em direc??o ao ponto morto inferior, produzindo assim trabalho, movimentando a cambota. Durante esta etapa, o ?mbolo libera a janela de escape possibilitando a sa?da dos produtos de combust?o.
  4. Pr?ximo ao ponto morto inferior, o pist?o abre a janela de transfer?ncia. Ao mesmo tempo, seu movimento descendente pressuriza o carter, for?ando a nova mistura a penetrar na c?mara o que tamb?m contribui na exaust?o de gases de combust?o. Ao t?rmino desta fase o motor fica nas condi?es iniciais permitindo que o ciclo se repita.

??? Desempenho

Comparando motores de mesmo porte (capacidade volum?trica e velocidade de rota??o), motores de dois tempos t?m maior pot?ncia em rela??o a motores de quatro tempos. Nas m?quinas de dois tempos, como descrito a cima, ocorre um tempo de combust?o por cilindro a cada volta da ?rvore de manivelas, enquanto nas m?quinas de quatro tempos, ocorre um tempo de combust?o a cada duas voltas.

Por outro lado, motores de dois tempos de pequeno porte operam com menor efici?ncia t?rmica em decorr?ncia da baixa qualidade de queima devida a deficiente mistura entre ar e combust?vel e conex?o direta entre janelas de admiss?o e exaust?o. Com isto, n?o ? correto concluir que os mesmos t?m o dobro da pot?ncia comparados aos de quatro tempos.

Estas limita?es provocam emiss?o de combust?veis n?o queimados atrav?s dos gases de exaust?o como mon?xido de carbono, fuligem e hidrocarbonetos, elevando o consumo (em cerca de 30%) e emiss?es atmosf?ricas.

A concepc?o mais simples e a maior densidade de pot?ncia tornam os motores de dois tempos uma m?quina leve dentre os motores a pist?o o que leva-os a equipar avi?es e m?quinas port?teis de baixo custo.