REGULAGEM

Far?is: iluminando corretamente

 

 

 

 

Xenon e Bi-Xenon, far?is inteligentes, tecnologia do futuro. Enquanto isso, veja como regular os tradicionais.

Carolina Vilanova

Embalados pela onda dos carros "tunados", muitos motoristas chegam nas oficinas para trocar far?is e l?mpadas por componentes mais modernos, atrativos e com tecnologias mais avan?adas. Os principais destaques dessa moda s?o os far?is de Xenon e bi-Xenon. Esses modelos j? s?o bastante utilizados no exterior e, aqui no Brasil, podem ser encontrados originalmente em carros como BMW, Mercedes-Benz e Audi.

Os far?is de Xenon garantem melhor ilumina??o e distribui??o da luz, resultado obtido por meio de um tipo de l?mpada incandescente de luz branca azulada (de Xenon). Outro modelo em ascens?o ? bi-Xenon inteligente, que acompanha o movimento da dire??o, iluminando um ?ngulo de at? 20? em curvas fechadas.

? preciso, no entanto, alertar o seu cliente de que nem sempre essas aplica?es s?o adequadas para o ve?culo dele e podem at? ser ilegais. L?mpadas e far?is que emitem fachos de cor azul; protetores de lentes (pel?culas) encobrindo a lanterna; e l?mpadas com pot?ncia maior do que especificada pela montadora s?o proibidos pelo C?digo Brasileiro de Tr?nsito.

As l?mpadas de Xenon substituem o convencional filamento dos modelos halog?neos por um arco el?trico, alimentado por uma descarga de g?s Xeno. Elas duram cinco vezes mais do que as incandescentes halog?neas, al?m de contar com outras vantagens como, maior fluxo luminoso, menor consumo el?trico e redu??o da emiss?o de calor.

Segundo a fabricante Arteb, far?is e l?mpadas de Xenon devem se ajustar ?s normas europ?ias de ilumina??o ECE-R37 e na resolu??o do Contran 692/88, no Brasil. Para isso, os far?is baixos precisam ser usados em combina??o com um sistema autom?tico ou din?mico de regulagem dos far?is e de limpeza. Esse esquema permite que uma fonte de luz Xenon abaste?a as duas luzes do farol (alto e baixo).

Para utilizar l?mpadas semelhantes ?s de xenon, a op??o s?o os modelos Cool Blue, da Osram, e Blue Vision e Crystal Vision, da Philips. Elas emitem uma luz branca e brilhante, por?m, dentro das leis brasileiras. "A Crystal Vison ? ainda mais semelhante ? de xenon, pois tem 4.300K de temperatura de cor e pode ser instalada em ve?culos equipados com l?mpadas H1, H3, H4, H7 e W5W sem precisar realizar nenhuma adapta??o no farol", comenta Eduardo Valentin, do Marketing e produto da Philips Ilumina??o Automotiva. As l?mpadas podem ser encontradas no mercado de reposi??o, mas antes de instalar verifique se ? compat?vel com as caracter?sticas do farol do carro.

Far?is de hoje

Atualmente, a maioria dos ve?culos utiliza os far?is do tipo parab?lico ou composto por dois refletores parab?licos. O modelo usa uma l?mpada halog?nea de duplo filamento com defletor interno, espec?fica para esse tipo de farol. Com isso, o farol baixo aproveita somente a parte superior da par?bola, enquanto o alto reflete em toda a regi?o do componente. Sua lente ? ?ptica e distribui a luz homogeneamente.

Os modelos el?pticos, mais apropriados para uso de farol baixo, s?o compostos por um refletor el?ptico e um anteparo, que bloqueia uma parte da luz, deixando o restante passar. Far?is com lentes de pl?stico (policabornato com verniz protetivo) tamb?m est?o em evid?ncia, pois aumentam a resist?ncia ao impacto, t?m maior abras?o e bloqueia os raios ultravioleta, garantindo mais seguran?a aos ocupantes do ve?culo.

A Arteb conta ainda com os far?is "Free Form", desenvolvidos com novas t?cnicas no campo de reflex?o e dispers?o. Eles enviam a fotometria da lente do farol para o refletor, que faz toda a distribui??o da luz sem utilizar ?ptica na lente. Modelos que utilizam o sistema s?o o VW Gol, Parati e Saveiro.

Far?is com refletores de LPP (Low Profile Polyester), que equipam o Chevrolet Astra, contam com lentes de policarbonato, s?o mais resistentes e oferecem melhor luminosidade. J? os do tipo LPP com refletores duplos e metalizados, encontrados no Toyota Corolla, s?o mais eficazes pois possuem lentes transparentes.

O GDL (Gas Discharge Headlamp) ? um farol de descarga a g?s, com consumo de 35 W de pot?ncia e emiss?o de 2,5 vezes mais luz, al?m de durar tr?s vezes mais do que as l?mpadas hal?genas convencionais, que utilizam 55 W. Esses modelos s?o do tipo inteligente e operam por meio de GPS (Global Positioning Satelite), analisando a velocidade e o caminho percorrido, fazendo com que o farol acompanhe o ve?culo tamb?m nas curvas.

Iluminando o Futuro

Trilhando em rumo ao futuro, a Arteb est? desenvolvendo far?is que consistem em uma ?nica pe?a composta por sete l?mpadas individuais. Por meio de sensores, as varia?es de terreno s?o captadas automaticamente e reguladas, determinando a intensidade e o raio de cobertura das luzes.

Os far?is modernos j? se adaptam ?s curvas e, em menos de dois anos, ser?o do tipo "led", que proporcionam o consumo de energia sete vezes menor que os atuais e n?o utilizam l?mpadas. Eles t?m formato mais estreitos e podem ter a mesma pintura do carro.

A Cibi?, que j? detem as tecnologias de far?is adaptados para curva, chuva, infra-red e altas velocidades, tamb?m investe em novos produtos para os anos que est?o por vir. A aposta s?o as lanternas "Multi-led" e "Mono-led", que incorporam leds no lugar das l?mpadas convencionais. As vantagens desse sistema s?o a durabilidade, o estilo e a carca?a do farol em tamanho menor. Esses modelos fazem gerenciamento eletr?nico de luz.

 

Regulagem de far?is

Fabricantes recomendam que os far?is sejam regulados, preventivamente, a cada seis meses, pois o uso di?rio do ve?culo e as trepida?es que sofrem nas ruas e estradas fazem com que percam a regulagem. Al?m disso, sempre que o farol ou l?mpada forem trocados ou quando o ve?culo passar por manuten?es de pneus, amortecedores, suspens?o etc, a regulagem ? necess?ria.



De acordo com a Cibi?, a regulagem assegura que o facho de luz ilumine adequadamente o caminho e n?o ofusque a vis?o de quem trafega no sentido contr?rio. Deve ser feita na fun??o luz baixa com o ve?culo posicionado a 30 cm do aparelho especifico. Para efetuar a opera??o, use ferramentas adequadas, que encaixam perfeitamente nos parafusos de regulagem, localizados na carca?a do farol, sustentando o refletor.