SISTEMA DE FREIOS
Em um ve?culo, o freio ? um dos mais importantes itens de seguran?a. Atualmente, os sistemas de freio de todas as marcas s?o confi?veis, mas, para total efici?ncia, eles dependem que o usu?rio fa?a as devidas revis?es, conforme orienta??o do manual de propriet?rio. Aconselhamos que itens como: discos, pastilhas, flu?dos sejam verificados a cada 5.000 km ? mas o momento da troca depende da forma como o ve?culo ? dirigido ou pelas condi?es de piso que trafega.
Ao substituir as pastilhas de freio ? preciso verificar o estado dos discos. Isto porque se uma pastilha chega ao fim, o atrito com o disco acontece metal/metal. Nestes casos, dependendo do estado e, principalmente, de sua espessura, o disco deve ser trocado ? sempre o par, para n?o haver diferen?a de frenagem entre uma roda e outra.
Quanto ?s lonas, usadas geralmente nas rodas traseiras, suas espessuras devem ser verificadas simultaneamente ?s pastilhas. No caso de troca, substitua tamb?m o kit de reparo. Quanto aos tambores, a maioria das montadoras recomenda a ret?fica dos mesmos a cada troca de lonas.
Toda a tecnologia aplicada em servo-freio, material de atrito das pastilhas, discos, tambores, lonas e outros itens, de nada adiantar? sem o flu?do de freio. A substitui??o das pastilhas e lonas deve ser acompanhada da troca do flu?do, sempre seguindo as especifica?es das montadoras. O l?quido antigo n?o deve e n?o pode ser reaproveitado.
Mesmo que o sistema n?o apresente desgaste, o flu?do de freio deve ser verificado anualmente ou a cada 12.000 km. ? que, com o tempo, ele absorve a umidade do meio ambiente, perdendo sua efici?ncia e causando corros?o em v?rios componentes. Importante: no momento da substitui??o, ? essencial a utiliza??o de um flu?do que atenda as especifica?es indicadas pelas montadoras.