AR CONDICIONADO

FUNCIONAMENTO DO SISTEMA DE AR CONDICIONADO.

Como funciona o ar condicionado automotivo ?

O sistema de Ar Condicionado Automotivo de um carro é bem complexo, complexo porque existem uma série de atividades que diversos componentes se encarregam de fazer, portanto para que o funcionamento seja correto é bom se prevenir.
O sistema de ar condicionado de seu carro precisa de uma revisão periódica, recomenda-se que a cada 30.000 km no máximo seja feita uma manutenção preventiva, fazendo assim que os componentes do sistema de ar condicionado de seu veículo tenham uma maior vida útil.
Veja a figura abaixo.

 

ar-condicionado-funcionamento

 

Note que o ciclo começa no compressor de ar condicionado, que está recebendo o gás ( fluído refrigerante ) na forma gasosa e em baixa pressão, na figura o gás nesse ponto está destacado em azul claro, em seguida ele é comprido pelo compressor e vai em direção ao condensador, note que ele entra vermelho e sai amarelo, o que isso significa, ele entra em forma gasosa pressurizado (vermelho ), e sai na forma líquida ( amarelo ), passa pelo filtro secador e segue com destino a válvula de expansão, na válvula de expansão ele é pulverizado, é a válvula que cria a pressão do sistema, após ele ser pulverizado automaticamente existe a queda de temperatura, pois o gás está se expandindo, é nesse ponto que o sistema de ar condicionado faz a mágica de gelar, pode ver que ele já retorna em azul, ou seja em baixa pressão e em forma gasosa para fazer novamente o ciclo de refrigeração.

 

 

Geralmente, os fluidos refrigerantes mais utilizados em sistemas automotivos são o R-12 e o R-134A. Lembramos que o vácuo também deve ser feito no ar-condicionado automotivo e os vazamentos devem ser evitados.

 

 

A limpeza do filtro deve ser feita periodicamente, com intervalos de tempo mais curto que a limpeza de splits. Isto poque o ar das cidades costuma conter um número maior de impurezas, as quais podem causar doenças sérias. Especialistas recomendam que o filtro do carro seja trocado, em média, a cada15.000KM rodados.

 

 

Dica: em dias muito quentes evite ligar o ar-condicionado assim que entrar no carro. O ideal é que o sistema seja acionado após alguns minutos com o carro em movimento e com as janelas abertas. Esta atitude simples pode contribuir para aumentar a eficiência do ar-condicionado.